Discursos Políticos em uma Comunidade Virtual.
Marina Siqueira, Sara Cunha, Sávio Nunes marinapuccs@gmail.com
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Eje Temático: Discurso y Sujeto Político
Resumen
O Projeto Parlamento Jovem (PPJ), surgiu da parceria entre três instituições: Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas e escolas de Ensino Médio de Belo Horizonte. O PPJ objetiva promover a participação de jovens, estudantes do ensino médio e superior, em discussões e proposições sobre o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia na esfera legislativa.
O resultado do PPJ é conseqüência das diversas atividades de formação política oferecidas pelo projeto, indo desde a oferta de mini-cursos à plenária final. O produto final são as propostas legislativas formuladas pelos jovens protagonistas apresentadas no Seminário Legislativo e entregue à Comissão de Participação Popular.
Durante o processo do PPJ os envolvidos se identificam, entre si e com o projeto. Como forma de interação social e transcendendo noções de tempo e espaço, utilizam das novas tecnologias, como a formação de comunidades virtuais em sites de relacionamento (neste caso o Orkut), para se estabelecerem enquanto grupo.
As comunidades, no sentido sociológico (SIMMEL:1973, CASTELLS:1998) estão ligadas à noção de forte integração entre participantes de um grupo definido. No caso virtual, há uma analogia a este conceito ao priorizar a formação de grupos, o que não significa, que efetive uma rede social, mas pessoas/sujeitos que se reconhecem em uma determinada causa.
Diante deste novo ambiente, propõe-se analisar como acontece a expressão política de jovens na comunidade virtual do PPJ no Orkut. Esta comunidade possui cerca de 230 membros, é do tipo pública e se inclui na categoria Governo e Política. Conta com 57 tópicos de discussão e uma enquete, que para melhor serem analisados, foram divididos em 2 blocos; o primeiro enfatiza o discurso dos sujeitos sobre sua identidade enquanto grupo e o segundo destaca o discurso dos protagonistas sobre o projeto.
Para realizar a investigação utilizou-se do método qualitativo netnográfico, por ser adequado aos novos ambientes virtuais de comunicação e seus pressupostos de investigação para a análise da Comunicação Mediada por Computador (CMC). Esta é uma corrente que investiga interações sociais na internet, ela é considerada pertinente e operativa e pode demandar a complementação do aporte teórico-metodológico da análise do discurso. Suas vantagens estão em preservar os complexos detalhes da observação em campo virtual (BRAGA:2008). Buscou-se também justificar a importância do aprofundamento do método netnográfico para entender os novos desenhos de formação e participação política na rede virtual, bem como as possíveis contribuições para a análise de outros objetos relacionados á política.
A participação democrática e a cidadania são temas importantes para a manutenção de um regime democrático, assim tais conceitos merecem ser estudados nos novos espaços virtuais, que estão inseridos na esfera pública comunicativa, bem como HABERMAS a define. A pesquisa buscou contribuir com esta discussão, mostrando a importância e dinâmica dos espaços virtuais como esfera pública de debates e participação política democrática.
Ver Índice Eje Temático Discurso & Sujeto Político
Ver Índice de Ejes Temáticos
No hay comentarios:
Publicar un comentario