miércoles, 28 de octubre de 2009

Discursos Políticos em uma Comunidade Virtual.

Discursos Políticos em uma Comunidade Virtual.

Marina Siqueira, Sara Cunha, Sávio Nunes marinapuccs@gmail.com

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Eje Temático: Discurso y Sujeto Político

Resumen

O Projeto Parlamento Jovem (PPJ), surgiu da parceria entre três instituições: Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas e escolas de Ensino Médio de Belo Horizonte. O PPJ objetiva promover a participação de jovens, estudantes do ensino médio e superior, em discussões e proposições sobre o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia na esfera legislativa.

O resultado do PPJ é conseqüência das diversas atividades de formação política oferecidas pelo projeto, indo desde a oferta de mini-cursos à plenária final. O produto final são as propostas legislativas formuladas pelos jovens protagonistas apresentadas no Seminário Legislativo e entregue à Comissão de Participação Popular.

Durante o processo do PPJ os envolvidos se identificam, entre si e com o projeto. Como forma de interação social e transcendendo noções de tempo e espaço, utilizam das novas tecnologias, como a formação de comunidades virtuais em sites de relacionamento (neste caso o Orkut), para se estabelecerem enquanto grupo.

As comunidades, no sentido sociológico (SIMMEL:1973, CASTELLS:1998) estão ligadas à noção de forte integração entre participantes de um grupo definido. No caso virtual, há uma analogia a este conceito ao priorizar a formação de grupos, o que não significa, que efetive uma rede social, mas pessoas/sujeitos que se reconhecem em uma determinada causa.

Diante deste novo ambiente, propõe-se analisar como acontece a expressão política de jovens na comunidade virtual do PPJ no Orkut. Esta comunidade possui cerca de 230 membros, é do tipo pública e se inclui na categoria Governo e Política. Conta com 57 tópicos de discussão e uma enquete, que para melhor serem analisados, foram divididos em 2 blocos; o primeiro enfatiza o discurso dos sujeitos sobre sua identidade enquanto grupo e o segundo destaca o discurso dos protagonistas sobre o projeto.

Para realizar a investigação utilizou-se do método qualitativo netnográfico, por ser adequado aos novos ambientes virtuais de comunicação e seus pressupostos de investigação para a análise da Comunicação Mediada por Computador (CMC). Esta é uma corrente que investiga interações sociais na internet, ela é considerada pertinente e operativa e pode demandar a complementação do aporte teórico-metodológico da análise do discurso. Suas vantagens estão em preservar os complexos detalhes da observação em campo virtual (BRAGA:2008). Buscou-se também justificar a importância do aprofundamento do método netnográfico para entender os novos desenhos de formação e participação política na rede virtual, bem como as possíveis contribuições para a análise de outros objetos relacionados á política.

A participação democrática e a cidadania são temas importantes para a manutenção de um regime democrático, assim tais conceitos merecem ser estudados nos novos espaços virtuais, que estão inseridos na esfera pública comunicativa, bem como HABERMAS a define. A pesquisa buscou contribuir com esta discussão, mostrando a importância e dinâmica dos espaços virtuais como esfera pública de debates e participação política democrática.

Ver Índice Eje Temático Discurso & Sujeto Político

Ver Índice de Ejes Temáticos

No hay comentarios:

 

Licencia CC:

Creative Commons License
Debates Actuales de la Teoría Política Contemporánea by Colectivo Debates Actuales is licensed under a Creative Commons Atribución-No Comercial-Sin Obras Derivadas 2.5 Argentina License.

Estadísticas Públicas

Software Libre

Este blog es realizado con software libre
Ubuntu 10.10

Debates Actuales de la Teoría Política Contemporánea Este Blog es desarrollado con Software Libre - Ubuntu 9.10 - Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal