domingo, 23 de septiembre de 2018

La actualidad de la Teoría Marxista de la dependencia y sus luchas

IX Jornadas Debates Actuales de la Teoría Política Contemporánea“Resistencias y alternativas políticas en el capitalismo neoliberal”
23 y 24 de Noviembre de 2018
El capitalismo neoliberal y sus críticxs: de la desposesión y el gobierno a la construcción de alternativas.

La actualidad de la Teoría Marxista de la dependencia y sus luchas

Queiroz, André
Instituto de Arte e Comunicação Social/Universidade Federal Fluminense (UFF)


Paul Baran, em 1957, descreverá as falácias da Teoria Economica do desenvolvimento, buscando investigar a morfologia da condição de subdesenvolvimento dos nossos países periféricos. Segundo Baran, a etapa histórica iniciada aos finais do século XIX e, aprofundada ao longo do Século XX, a do Capitalismo Monopolista, acirrará o controle imperialista sobre as economias subdesenvolvidas e dependentes, a fim de garantir a manutenção a baixos custos da produção de matérias primas, assim como o acesso privilegiado aos seus mercados internos. Partindo deste aporte crítico, nos debruçaremos sobre as principais teses da TMD (Teoria Marxista da Dependência) no exame de nossa condição de inserção subalternizada ao sistema capitalista mundial - tais como os conceitos de Ruy Mauro Marini: superexploração da força de trabalho; subimperialismo continental. Pretendemos, sobretudo, apontar os contrapontos entre as teses de Marini (que aponta a necessidade de dispormos de uma teoria da transição de regime político econômico como forma de superação de nossa condição subdesenvolvida e de inserção subalternizada no sistema capitalista mundial) com as teses weberianas da (inter)dependencia de Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto - o primeiro dos quais, um dos apóstolos do Neoliberalismo e/ou Neoconservadorismo econômico. Importante ainda é destacar o campo de disputa que se deu, em Brasil, na recepção das Teses de Ruy Mauro Marini, e por extensão, da TMD (Teoria Marxista da Dependência) e o campo hegemônico que buscou silenciá-lo e invisibilizá-lo já quando do período da chamada 'redemocratização', instante em que se plasmava o avanço das gestões neoliberais em América Latina.

No hay comentarios:

 

Licencia CC:

Creative Commons License
Debates Actuales de la Teoría Política Contemporánea by Colectivo Debates Actuales is licensed under a Creative Commons Atribución-No Comercial-Sin Obras Derivadas 2.5 Argentina License.

Estadísticas Públicas

Software Libre

Este blog es realizado con software libre
Ubuntu 10.10

Debates Actuales de la Teoría Política Contemporánea Este Blog es desarrollado con Software Libre - Ubuntu 9.10 - Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal